terça-feira, 24 de novembro de 2015

Vestibular ICE 2016/1


A sua melhor escolha.
Inscreva-se já www.ice.edu.br
- Preços super acessíveis, mensalidades a partir de R$ 346,80*;
- Aulas Presenciais;
- 36 anos de tradição em Educação;
- Professores altamente qualificados;
- Cursos reconhecidos e aprovados pelo MEC;
- FIES e PROUNI;
Provas quintas e sábados*.
Venha para o ICE.
Informações: (65) 3314-2100

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Evento em Cuiabá vai debater a violência contra as mulheres

A violência contra as mulheres constitui, atualmente, uma das principais preocupações no Brasil.
Cuiabá sediará no próximo dia 27 de novembro/15 (sexta-feira) o evento “Mulheres Mais que Vencedoras”, que traz a capital mato-grossense personalidades de renome nacional luta em defesa dos direitos das mulheres, como a  jornalista e escritora  Jô Ramosfundadora do Movimento "Defesa da Mulher" no Rio de Janeiro; a radialista Mara Régia,  da Rádio Nacional de Brasília e o cantor e compositor cearense e representante do Instituto Maria da Penha, Tião Simpatia .
O evento, promovido pelo Escritório do Rádio e a União das Mulheres de Mato Grosso  (UMMT)  em conjunto com vários parceiros, será realizado no Auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, a partir das 19 horas, com o objetivo de contribuir para o enfrentamento das principais formas de violência sofridas pelas mulheres, além de discutir ações de promoção dos direitos das mulheres.
Segundo a radialista mato-grossense, Kall Marçal, que será agraciada com o título de “Embaixadora em Defesa dos Direitos da Mulher”    durante o evento, é preciso trabalhar para garantir os direitos das mulheres, apoiando projetos de capacitação, geração de renda e agricultura sustentável para as trabalhadoras do campo. Kall lembra outra forma de violência contra a mulher, muito comum no   mercado de trabalho.   “Quando ela entra, é com salário mais baixo que o dos homens, mesmo ocupando função semelhante”.
De acordo com o Mapa da Violência 2012, pesquisa considerada referência na discussão do feminicídio, uma mulher é morta em condições violentas a cada duas horas no país. O Brasil  ocupa a sétima posição num ranking que lista as 84 nações com maior taxa de homicídios femininos. E eles estão acontecendo cada vez mais cedo na vida das mulheres. Segundo levantamento realizado desde junho do ano passado pelo Núcleo Especializado de Promoção dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública de São Paulo, as brasileiras se tornam vítimas da violência, em média, já aos 19 anos. Outro  dado alarmante mostra que 106 mil mulheres foram mortas entre 1980 e 2013 no país.
Conferencistas
A radialista Mara Régia comemora em 2015, 34 anos no comando do programa Viva Maria, idealizado, produzido e apresentado por ela nas rádios Nacional de Brasília (AM 980 Khz), da Amazônia (11.780 KHz e 6.180 KHz OC) e do Alto Solimões (AM1.130Kz), todas geridas pela EBC. Pioneiro no debate sobre os direitos femininos, o programa nasceu com o objetivo de falar para as mulheres da periferia de Brasília, mas, depois, alcançou um público mais amplo ao chegar ao Norte do País.
Mara celebra o sucesso da interlocução do programa com as mulheres das mais diversas origens, trabalhando para empoderá-las. “Temos relatos de mulheres que deram a volta por cima, libertando-se, a partir das informações do programa, de condições de subserviência e de violência.”
Jô Ramos - Jornalista, pós-graduação em Sociologia Urbana com licenciatura em Letras, editora chefe da Revista Lapa Legal Rio, diretora da ZL Comunicação, coordenadora de projetos e diretora social da Lola – Latino Organization of Liberal Artists.  Fundou o Movimento Defesa da Mulher – Pelo Fim da Violência Contra Mulheres - em 2006, que trabalha pelo fim da violência contra mulheres no mundo. Em 2012 lançou o livro Violência Contra Mulheres. Dê um Basta! e o livro A Mulher e Seus Direitos em 2013. Faz palestras pelo Brasil sobre direitos da mulher e a questão de gênero no país.

Tião Simpatia é cantor, compositor, cordelista e arte educador. Foi alfabetizado aos 15 anos de idade através da Literatura de Cordel no interior de Granja-CE. Concluiu seus estudos na vizinha cidade de Camocim e em 2006 mudou-se para Fortaleza, onde reside atualmente. Hoje, tem na bagagem cinco CDs e  dois DVDs. É autor de vários cordéis, dentre eles, o mais famoso: “A Lei Maria da Penha em Cordel” – tendo, inclusive, sido reconhecido pela ONU como obra de grande relevância sociocultural. O artista trabalha em parceria com o Instituto Maria da Penha e já viajou por todo o Brasil e alguns países, sempre logrando muito êxito em suas apresentações.
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO “MULHERES MAIS QUE VENCEDORAS”
DIA 27 DE NOVEMBRO/15  –  CUIABÁ-MT
Auditório  da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM

19:00  – Recepção aos Convidados

19:30  - Solenidade de abertura do Evento

20:15  –   Cerimônia de Entrega do Título de “Embaixadora em Defesa dos Direitos da Mulher” à Radialista Kall Marçal

20:30  – Atração Regional – psicóloga e cantora Simone Oliveira 

20:45  – Palestra Jornalista e Escritora  Jô Ramos - Fundadora do Movimento "Defesa da Mulher" (RJ)

21:15  – Palestra Jornalista e Radialista Mara Régia (Brasília DF)

21:45  - Apresentação cultural nacional com cantor e compositor cearense e representante do Instituto Maria da Penha, Tião Simpatia (Fortaleza-CE)

Mais informações sobre o Evento

Falar com Karollen Nadeska

Fones (65) 3624 9953 - (65) 9612 0504




terça-feira, 17 de novembro de 2015

As Guardas Municipais de Várzea Grande: Inês Guimarães Rodrigues (Sup) e a Flávia Nilma da Cunha (3ª Classe) continuam colecionando condecorações de reconhecimento, por levar nas escolas do município, educação para o trânsito, através de ‘Teatro de Fantoches’. As GMs fazem parte do seleto Grupo de Prevenção Social da Guarda Municipal em terra várzea-grandense.
Na sessão ordinária do dia 11 de novembro, as GMs foram homenageadas com “Moção de Congratulação”, oferecido pela Câmara de Vereadores local. Os edis aprovaram por unanimidade, o reconhecimento publico para as GMs, pelos relevantes serviços prestados a milhares de alunos lotados em dezenas de estabelecimentos de ensino no município. Segundo o Sintep/VG, hoje Várzea Grande possui cerca de 24 mil alunos e 84 escolas, somados as creches.

A peça teatral ensina como prevenir a violência no trânsito, bem como na formação do cidadão, principalmente no que prevê a Lei de Trânsito, já que a educação nesse setor ajuda a evitar acidentes e consequentemente, vítimas. Alem de divertir o publico que as assistem, o teatro está vinculado a outras palestras, também de conscientização e respeito no trânsito da cidade de Couto Magalhães.
Criado há mais de 10 anos, o Teatro de Fantoche da Guarda Municipal, através de atividades em escolas, já atingiu um público de 15 mil crianças de 2 a 12 anos. As peças teatrais tem em média duração de 1 hora e nesse período são discutidos temas que se referem à preservação da vida.
Mas o agradecimento às GMs não para por ai. No dia 29 de outubro, Inês Guimarães e Flávia Nilma também receberam condecorações por serviços prestados das mãos da própria prefeita do município Lucimar Campos, durante a realização da 2ª edição do “Prati-Cidade”, realizada no bairro Vila Arthur, – mutirão de cidadania que envolve todas as secretarias da administração pública de Várzea Grande que leva serviços públicos gratuitos nos bairros da cidade.
Contente pelo reconhecimento, a idealizadora do projeto, Inês Guimarães declarou que: “a Guarda Municipal não é somente repreensão. Ela também trabalha na prevenção da violência e formação do cidadão,  principalmente no que prevê a Lei de Trânsito.”
Além das GMs, outras autoridades da Guarda Municipal de Várzea Grande também foram enaltecidas pelo Legislativo municipal, como a Comandante da GM, Cristiane Lima Prado e o Coronel Walter Fátima Pereira – Secretário Municipal de Defesa social.
Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Jânio Calistro do Nascimento (PMDB), a homenagem aos agentes da GM é bem distinta: “Somos sabedores do belíssimo serviço social que as agentes e demais autoridades tem efetuado na cidade, em especial, na nas escolas municipais e isso reflete num grande diferencial na vida do cidadão, ainda mais quando se refere no respeito ao transito. De antemão quero aqui elogiar e pedir para que esse projeto não pare. Ele faz um bem expressivo a nossa sociedade”, destacou Calistro.

Vale destacar que Guarda Municipal de Várzea Grande, através de Grupo de Teatro de Fantoche também está a disposição para atender escolas estaduais e até particulares, com palestras educativas que estimulam a prevenção contra a violência e também com temas de cidadania, meio ambiente e combate a doenças endêmicas, como a dengue.

Jornalista Elizeu Silva - DRT/MT 
Elisângela Neponuceno - DRT/MT