terça-feira, 17 de novembro de 2015

As Guardas Municipais de Várzea Grande: Inês Guimarães Rodrigues (Sup) e a Flávia Nilma da Cunha (3ª Classe) continuam colecionando condecorações de reconhecimento, por levar nas escolas do município, educação para o trânsito, através de ‘Teatro de Fantoches’. As GMs fazem parte do seleto Grupo de Prevenção Social da Guarda Municipal em terra várzea-grandense.
Na sessão ordinária do dia 11 de novembro, as GMs foram homenageadas com “Moção de Congratulação”, oferecido pela Câmara de Vereadores local. Os edis aprovaram por unanimidade, o reconhecimento publico para as GMs, pelos relevantes serviços prestados a milhares de alunos lotados em dezenas de estabelecimentos de ensino no município. Segundo o Sintep/VG, hoje Várzea Grande possui cerca de 24 mil alunos e 84 escolas, somados as creches.

A peça teatral ensina como prevenir a violência no trânsito, bem como na formação do cidadão, principalmente no que prevê a Lei de Trânsito, já que a educação nesse setor ajuda a evitar acidentes e consequentemente, vítimas. Alem de divertir o publico que as assistem, o teatro está vinculado a outras palestras, também de conscientização e respeito no trânsito da cidade de Couto Magalhães.
Criado há mais de 10 anos, o Teatro de Fantoche da Guarda Municipal, através de atividades em escolas, já atingiu um público de 15 mil crianças de 2 a 12 anos. As peças teatrais tem em média duração de 1 hora e nesse período são discutidos temas que se referem à preservação da vida.
Mas o agradecimento às GMs não para por ai. No dia 29 de outubro, Inês Guimarães e Flávia Nilma também receberam condecorações por serviços prestados das mãos da própria prefeita do município Lucimar Campos, durante a realização da 2ª edição do “Prati-Cidade”, realizada no bairro Vila Arthur, – mutirão de cidadania que envolve todas as secretarias da administração pública de Várzea Grande que leva serviços públicos gratuitos nos bairros da cidade.
Contente pelo reconhecimento, a idealizadora do projeto, Inês Guimarães declarou que: “a Guarda Municipal não é somente repreensão. Ela também trabalha na prevenção da violência e formação do cidadão,  principalmente no que prevê a Lei de Trânsito.”
Além das GMs, outras autoridades da Guarda Municipal de Várzea Grande também foram enaltecidas pelo Legislativo municipal, como a Comandante da GM, Cristiane Lima Prado e o Coronel Walter Fátima Pereira – Secretário Municipal de Defesa social.
Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Jânio Calistro do Nascimento (PMDB), a homenagem aos agentes da GM é bem distinta: “Somos sabedores do belíssimo serviço social que as agentes e demais autoridades tem efetuado na cidade, em especial, na nas escolas municipais e isso reflete num grande diferencial na vida do cidadão, ainda mais quando se refere no respeito ao transito. De antemão quero aqui elogiar e pedir para que esse projeto não pare. Ele faz um bem expressivo a nossa sociedade”, destacou Calistro.

Vale destacar que Guarda Municipal de Várzea Grande, através de Grupo de Teatro de Fantoche também está a disposição para atender escolas estaduais e até particulares, com palestras educativas que estimulam a prevenção contra a violência e também com temas de cidadania, meio ambiente e combate a doenças endêmicas, como a dengue.

Jornalista Elizeu Silva - DRT/MT 
Elisângela Neponuceno - DRT/MT 

Nenhum comentário:

Postar um comentário