Presidida pelo Senador Jaime Campos, desde o início de 2011, a Comissão de Assuntos Sociais. “A área social é essencial e muitos projetos relevantes para o dia a dia dos brasileiros passam por nossas mãos, sem a necessidade de apreciação pelo plenário da Casa”.
Dentre os projetos que foram deliberados na Comissão, o Senador Jaime Campos destaca:
Pai Social – O reconhecimento por lei a atividade de pai social, garante aos homens os direitos já concedidos às mães sociais que cuidam de crianças e adolescentes carentes, em situação de abandono ou risco social que estejam em casas-lares mantidas por instituições.
Previdência – Foi garantida aos que se aposentaram por invalidez, a possibilidade de suspensão da aposentadoria para o retorno voluntario à atividade profissional.
Parlamentar cassado – O parlamentar que tiver seu mandato cassado ou que renunciar, ficará proibido de receber o benefício previdenciário previsto na legislação do antigo Instituto de Previdência dos Congressistas (IPC).
SUAS- O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foi votado na CAS, e, graças ao pedido de urgência feito pelo Presidente da CAS, a proposta foi aprovada pelo plenário do Senado, permitindo a implementação da Política Nacional de Assistência Social para garantir proteção à infância, à adolescência, a família, à maternidade e à velhice.